segunda-feira, 9 de maio de 2011

Voluntários da Fundação Bunge - Uma homenagem a quem trabalha pela vida

Voluntários - Uma homenagem a quem trabalha pela vida

por Reinaldo Bulgarelli, 09 de maio de 2011

Dia 09 de abril eu fui ao Embú palestrar para os voluntários da Bunge, animados na ação e no 5o Encontro Nacional pela Fundação da empresa. Fui falar de voluntariado e diversidade.

Naquela semana havia acontecido a tragédia na escola do Rio de Janeiro. Um criminoso jovem, evidentemente perturbado, invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, matando 12 crianças, ferindo 10 e deixando todo o país em luto.

Estava pensando no que dizer naquele momento para voluntários, funcionários da empresa que trabalham em escolas e que estavam especialmente chocados com essa violência. Na hora me veio a ideia de homenageá-los pedindo, ao invés de um minuto de silêncio, um minuto de palmas para os voluntários. Eles entram na escola não para tirar vidas, mas para levar vida.

Por meio destes maravilhosos voluntários, faço aqui a homenagem a todos os voluntários que atuam nas escolas por este país a fora. Enquanto um sujeito causa tanta dor, há estas pessoas, milhares e milhares delas, que "invadem" as escolas durante todo o ano para fazer algo de bom pelas crianças, suas famílias, pelas escolas, pela educação e por nosso país.

Eu estava com o coração apertado naqueles dias. Quem não estava? A gente trabalha exatamente contra essa violência, promovendo a paz, tolerância, entendimento. Mas estar com centenas de voluntários da Bunge e o pessoal da Fundação Bunge me fez sair de lá com a certeza que há muito mais gente fazendo coisas boas. É gente que faz coisas tão importantes e que pode não ganhar as manchetes de todos os noticiários no mesmo instante em que praticam uma boa ação. Mas, estão lá brilhando num cotidiano de solidariedade, tecendo as redes de um país que já é diferente e melhor só pelo fato deles existirem e fazerem o que fazem na comunidade.

Aproveito para postar aqui, além do vídeo com os melhores momentos do evento, o link para o Projeto Escola Brasil, mantido pelo Banco Santander. Lá também se estimula e se oferece apoio para que centenas de funcionários atuem como voluntários nas escolas deste país. Fiz, com Roberta Rossi, um material para os voluntários atuarem com diverisdade na escola. Eles editaram e está no site neste link: http://www.santander.com.br/document/wps/escola_de_todos.pdf

Voluntários, cheios de sonhos e que transformam em presente o que imagiram para o futuro, fica aqui minha homenagem a todos vocês.

Link para vídeo com melhores momentos do 5o Encontro Nacional de Voluntários - Fundação Bunge: Fundação Bunge - Interatividade - Vídeos - 5º Encontro Nacional de Voluntários - Melhores Momentos