terça-feira, 10 de maio de 2011

Instituto Amanhã - Ambientes Inclusivos - Entrevista com Reinaldo Bulgarelli e cases empresariais

O caderno 5 do Instituto Amanhã - Núcleo de Projetos Especiais da Revista AMANHÃ, com reportagem e textos de Paulo Cesar Teixeira, já está disponível no link abaixo.

Este caderno tratou do tema "ambiente inclusivo" e o título do caderno é "Estímulo à Diferença". Como sempre me pedem casos empresariais, há três clientes meus na matéria - John Deere, Walmart e DuPont. Há também outros cases muito interessantes.

Vale a pena conhecer também os demais cadernos. Uma contribuição do Instituto Amanhã que deve ser valorizada. Divulgue!

Apresentação do projeto: "Nos últimos anos, o problema da exclusão social passou a ser encarado de uma forma mais definitiva. Projetos liderados por empresas, além de programas oficiais de governo (como o Bolsa-família e o Bolsa-escola) e iniciativas de organizações não-governamentais, estão garantindo a inclusão de uma parcela da população que, até então, ficava à margem. A nova série de cartilhas da Revista e do Instituto AMANHÃ mostra o que vem sendo feito para promover a inclusão social – por meio da educação, de políticas de distribuição de renda, de projetos de empresas e do Terceiro Setor. E também o que ainda precisa ser enfrentado para permitir que populações e grupos hoje excluídos passem a conviver com o resto da sociedade e a desfrutar de bens e serviços básicos.


Outra missão desse projeto foi esclarecer definitivamente o conceito de inclusão social, que algumas vezes é associado apenas à pobreza. O tema será tratado da forma mais ampla possível: vai abordar, sim, a miséria, mas também as dificuldades de grupos como os deficientes físicos, os idosos, e todos aqueles que sofrem com o preconceito racial, entre outros."

Boa leitura.

Link para o Caderno 5: Ambientes Inclusivos