quinta-feira, 24 de junho de 2010

Princípios de Empoderamento das Mulheres UNIFEM e Global Compact

O UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e o Pacto Global lançaram em março uma iniciativa mundial visando a mobilização do mundo empresarial em torno dos direitos humanos das mulheres. Trata-se dos Princípios de Empoderamento das Mulheres.
Hoje temos 39 corporações que aderiram aos Princípios, das quais 11 são brasileiras.

São elas: Açovisa Indústria e Comércio de Aços Especiais Ltda, CINQ Tecnologia, Copel – Companhia Paranaense de Energia, Fersol Indústria e Comércio SA, INCCATI Sistemas Ltda, Itaipu Binacional, Microlife Informática de Franca Ltda, Natusfran, New Space Processamento e Sistemas Ltda, Petrobras e Rodovalho Advogados.

O CEOS assinaram e divulgaram neste mês a Declaração de Apoio dos CEOs aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios”, conclamando a adesão do setor empresarial à iniciativa das Nações Unidas.

É mais um instrumento para o meio empresarial e a sociedade civil atuarem efetivamente para melhorar a condição das mulheres não apenas no mercado de trabalho, mas na sociedade em geral, uma vez que as empresas aderem à ideia de que igualdade significa negócios.

Defendo, na abordagem do tema relações de gênero, que mais 60 milhões de mulheres entrando no mercado de trabalho nos últimos 40 anos significa também uma revolução cultural também para os homens e na forma como as empresas deveriam enxergar esse segmento entre seus consumidores, fornecedores, na comunidade, no governo, enfim, algo ainda distante da realidade. Muitas empresas ainda alimentam o machismo e entendem que discussão de gênero passa apenas pela questão de promover as mulheres a postos mais altos.

Contudo, continuam masculinas, masculinizadas e masculinizantes se não trabalharem aspectos culturais essenciais para a qualidade das relações entre homens e mulheres no ambiente de trabalho. O que as empresas fazem, por exemplo, para mininizar as resistências que os companheiros oferecem às mulheres quando são transferidas de cidade? Os homens enfrentam a mesma resistência familiar?  As empresas não têm nada a ver com a vida particular dos seus colaboradores? É mera coincidência o número de homens disponíveis às posições mais altas e às transferências?

Conheça os Princípios e incentive que sua organização empresarial também faça adesão a eles: Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher