terça-feira, 15 de junho de 2010

MEU AMIGO CLAUDIA

Assisti este fim de semana o DVD que Claudia Wonder me deixou na sexta-feira. "Meu Amigo Claudia" é um documentário sobre a Claudia e também sobre o nosso país.

Ela é daquelas pessoas cuja biografia se confunde com a história. Lá estava fazendo passeata na frente do INCOR bem no dia em que Tancredo morria. Madame Satã, programas de TV, a chegada da AIDS ao Brasil, o amigo poeta Caio Fernando Abreu que lhe escreveu a crônica no Estadão e que virou o nome do filme.

O universo LGBT e, sobretudo, dos travestis, oferece um ponto de vista que mesmo homossexuais militantes nem sempre conhecem ou consideram. Vi minha própria história recontada e com elementos novos que eu não tinha percebido, mesmo frequentando os lugares citados, vivendo no mesmo país, passando por situações que lá estão. Esta é a beleza da diversidade com seus muitos pontos de vista sobre um mesmo tempo e lugar.

Em outros momentos, revivi os intensos anos 80, aquela fase criativa em que a transgressão era uma forma de nos reinventarmos e ajudar o mundo a ampliar horizontes. Acho que conseguimos. O filme vai trazendo cenas da história de Claudia e do nosso mundo, nossos medos, conquistas, retrocessos, descobertas. Tudo tão perto e tão longe ao mesmo tempo. Mas o filme não pára nos anos 80 e nem poderia. Claudia não foi, é, vive intensamente sua história e faz história hoje de olho no amanhã melhor.

Agora a luta é por colocar o filme no circuito comercial. Já ganhou prêmios, já foi elogiado de muitas maneiras e precisa ser conhecido por todos. É uma contribuição sem igual para a valorização da diversidade. Sonho e, mais que isso, trabalho para que as empresas tenham orgulho de aliar suas marcas com um filme como este, que muito nos ensina sobre a diversidade humana, respeito, superação, arte, cultura, direitos humanos, história do nosso país e do mundo pela ótica de uma artista sem igual.

O filme há de entrar em cartaz nos cinemas para que mais gente possa ter essa sensação boa de ver sua própria história contada de um lugar, para muitos, desconhecido. Como sempre nos lembra o filósofo Mario Sérgio Cortella: todo ponto de vista e a vista de um ponto. Foi o que mais curti no "Meu Amigo Claudia".

Conheça o blog da Claudia sobre o filme. MEU AMIGO CLAUDIA