sexta-feira, 21 de maio de 2010

21 de maio - Dia Mundial da Diversidade Cutlural para o Diálogo e o Desenvolvimento

No dia de hoje comemoramos o Dia Internacional da Diversidade Cultural e estamos também no ano Internacional da aproximação das culturas, todos relacionados às atividades da UNESCO no mundo.

Este ano internacional é mais um reforço na longa trajetória da humanidade por "viver melhor juntos", respeitando e considerando as diferenças em ambientes plurais e que promovem equidade.

Desde 2001 há essa data e apresento abaixo alguns trechos da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural:

"(...) a cultura deve ser considerada como o conjunto dos traços distintivos espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma sociedade ou um grupo social e que abrange, além das artes e das letras, os modos de vida, as maneiras de viver juntos, os sistemas de valores, as tradições e as crenças."

"(...) a cultura se encontra no centro dos debates contemporâneos sobre a identidade, a coesão social e o desenvolvimento de uma economia fundada no saber."

"(...) o respeito à diversidade das culturas, à tolerância, ao diálogo e à cooperação, em um clima de confiança e de entendimento mútuos, estão entre as melhores garantias da paz e da segurança internacionais."

"IDENTIDADE, DIVERSIDADE E PLURALISMO - Artigo 1 – A diversidade cultural, patrimônio comum da humanidade - A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em beneficio das gerações presentes e futuras.

Artigo 2 – Da diversidade cultural ao pluralismo cultural - Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver. As políticas que favoreçam a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Definido desta maneira, o pluralismo cultural constitui a resposta política à realidade da diversidade cultural. Inseparável de um contexto democrático, o pluralismo cultural é propício aos intercâmbios culturais e ao desenvolvimento das capacidades criadoras que alimentam a vida pública.

Artigo 3 – A diversidade cultural, fator de desenvolvimento - A diversidade cultural amplia as possibilidades de escolha que se oferecem a todos; é uma das fontes do desenvolvimento, entendido não somente em termos de crescimento econômico, mas também como meio de acesso a uma existência intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória.

DIVERSIDADE CULTURAL E DIREITOS HUMANOS - Artigo 4 – Os direitos humanos, garantias da diversidade cultural - A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana. Ela implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertencem a minorias e os dos povos autóctones. Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos garantidos pelo direito internacional, nem para limitar seu alcance."

Lembrar essa Declaração é uma forma de complementar meu artigo "O importante é a diversidade de ideias", publicado esta semana no site no Portal do Geledés, Instituto da Mulher Negra. A diversidade cultural implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e promover equidade, sem sumir com as diferenças, mas buscando a pluralidade cultural como forma de "vivermos melhor juntos", como diz a UNESCO. Diversidade cultural é algo um pouco mais complexo...

21 de mayo: Día Mundial de la Diversidad Cultural para el Diálogo y el Desarrollo Cultura UNESCO