quarta-feira, 27 de julho de 2011

Decálogo da Diversidade - Reinaldo Bulgarelli


Reinaldo Bulgarelli, lançamento do Diversos Somos Todos, 2008
10 IDEIAS SOBRE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE
Reinaldo Bulgarelli, julho de 2011
Para facilitar a compreensão sobre um conceito tão complexo, criei dez afirmações ou ideias que expressam meu entendimento sobre valorização da diversidade, sua importância e seu sentido. 
1.     A diversidade é uma característica essencial da vida e, portanto, fonte de riqueza.
2.     A diversidade pode ser entendida como o conjunto de diferenças e semelhanças que nos caracterizam.
3.     Diversos somos todos e não apenas alguns de nós, estejamos ou não em situação de privilégio em função de algum marcador identitário.
4.     Valorizar é considerar a diversidade na maneira de ser, de fazer e de se relacionar.
5.     As pessoas têm valor com suas características ou marcadores identitários e não apesar deles, sejam eles quais forem.
6.     Nossas relações e as soluções para os desafios da vida podem se empobrecer quando nos conectamos apenas pelas semelhanças e ignoramos, negamos ou sumimos com as diferenças.
7.     Ser indiferente às diferenças não ajuda a melhorarmos como comunidade humana.
8.     Respeitar não é fingir que a diferença não existe, mas é considerar a diversidade como se apresenta para podermos lidar com os possíveis conflitos e inovações que as relações humanas proporcionam.
9.     Inclusão efetiva é a que se estabelece em via de mão dupla, no diálogo, no enfrentamento dos conflitos e não na indiferença, negação ou supressão deles.
10.  Valorizamos a diversidade porque é a coisa certa a ser feita e, ao promove-la, oferece as condições para nos aproximarmos mais, cooperarmos mais e encontrarmos juntos melhores soluções para os desafios da vida.