sexta-feira, 8 de abril de 2011

Homenagem ao professor Antonio Carlos Gomes da Costa

05/04/2011

Professor Antonio Carlos é homenageado

Evento em memória do pedagogo, que faleceu há um mês, relembrou suas contribuições na área social e emocionou os presentes

Do Portal Pró-Menino

O professor Antonio Carlos Gomes da Costa, falecido há um mês, recebeu uma homenagem carinhosa de amigos e organizações do terceiro setor na última segunda-feira (04/04) em São Paulo. O evento, organizado pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Fundação Itaú Social e Txai Consultoria e Educação, relembrou as contribuições do professor e emocionou os presentes.

“Homenagear é uma forma de agradecer ao nosso mestre e, ao mesmo tempo, manter suas idéias atualizadas”, destacou o amigo Reinaldo Bulgarelli, da Txai Consultoria e Educação. “São muitos os temas em que o Antonio contribuiu. Desenvolvimento humano, direitos humanos, voluntariado, terceiro setor, direitos da criança e da juventude... Homenagear é rememorar essas muitas contribuições”, afirmou emocionado.

“É uma dor e, ao mesmo tempo, uma saudade muito grande. Mas ele falava que quando partisse do plano existencial, gostaria de continuar trabalhando. E a gente vê nesse grupo, nesses parceiros, pessoas influenciadas por ele que continuarão agindo”, destacou o irmão Alfredo Carlos Gomes da Costa. Ao lado da esposa de Antonio Carlos, Maria José Gomes da Costa, Alfredo e o sobrinho Mauro Roberto Ribeiro Pinto representaram a família do homenageado.

Maria Alice Setubal, presidente do Conselho de Administração do Cenpec, destacou que homenagens como essas devem existir sempre, para continuar reunindo pessoas influenciadas pelo pensamento e obra do pedagogo. “Aqui se falou de suas múltiplas contribuições. Para o Cenpec, por exemplo, ele foi um grande parceiro, que nos trouxe a importância de se pensar a escola”.

Estiveram presentes amigos como Antonio Jacinto Matias, da Fundação Itaú Social; Daniela Pavan, que representou Sergio Mindlin, da Fundação Telefônica; Fernando Rossetti, do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas); Helio Mattar, do Instituto Akatu; Franscisco de Assis Azevedo da Camargo Corrêa; Evelyn Iorshpe, da Fundação Iorshpe, entre outros. Outros parceiros não puderam comparecer, mas enviaram suas homenagens, como a ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude) e o advogado Edson Sêda.

Leia aqui o agradecimento de Maria José, esposa do professor
Leia também homenagem do amigo Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica
Confira especial do Portal Pró-Menino em homenagem ao professor
Fonte: Publicado dia 05 de abril no Portal Pró-Menino - Fundação Telefônica -