Estive no Programa Brasil das Gerais, da Rede Minas de televisão, programa apresentado pela jornalista Roberta Zampetti.
Falei sobre valorização da diversidade e apresentei minha ideia à Roberta sobre a importância no foco nas relações, exemplificando com a minha frase que diz que "o inimigo da mulher não é o homem, mas o machismo".
Roberta gostou da frase e fez um programa no último dia 25 de outubro com esse mote para falar sobre violência contra a mulher (anexo). Participei do Programa e falei rapidamente sobre a importância de enfrentar o machismo, algo que envolve homens e mulheres em relações que precisam ser reinventadas, considerando uma realidade que já mudou e que oferece novas condições para todos superarem a ideologia machista.
Um dos exemplos está no dado de que 62 milhões entraram no mercado de trabalho nos últimos 40 anos. Uma revolução que trouxe muitos problemas para as mulheres, como o enfrentamento do machismo em outros lugares além do lar. Mas, isso também tem um lado positivo. As mulheres ainda são vítimas de violências das mais variadas, como tratado na Lei Maria da Penha, mas existe essa legislação de tipo novo, os movimentos sociais, a luta das mulheres, ampliação da participação dos homens nesta luta. Enfim, há mais condições da sociedade avançar na afirmação e garantia dos direitos humanos das mulheres e trabalhar por relações de qualidade entre homens e mulheres.
Veja o programa com a apresentação da Roberta Zampetti, sempre atuante, muito antenada e cheia de questões desafiadoras. Mulheres que vivem com violencia 3 Rede Minas